Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Rabino detido depois de cantar canções judias em Auschwitz

Guia juventude Veterana diz que foi violentamente agredido por guardas poloneses no antigo campo de concentração nazista, ordenados pela polícia para pagar alta multa ou passar 24 horas em detenção por "perturbar a ordem pública".

Um guia turístico juventude diz que ele foi repetidamente assediados no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau por guardas poloneses, que exigiam que ele e os adolescentes que estava escoltando parar de cantar, mesmo quando eles cantaram em voz baixa e em uma parte distante do acampamento. Ele terminou em uma prisão violenta e alta bem.

Rabino Rafi Ostroff, um guia de juventude veterano na Polônia, visitou o antigo campo de concentração nazista última sexta-feira com grupos de formação do Movimento Mundial Bnei Akiva da África do Sul e Austrália.
"Dentro das câmaras de gás de Auschwitz I, eu comecei a cantar baixinho a música que eu sempre cantar lá, 'Venikiti Damam' ('E eu limpei o seu sangue')", ele diz Ynet. "Um dos guardas do sexo feminino se aproximou de mim e pediu que eu parar de cantar."
Rabino Ostroff diz que ficou surpreso, pois era a primeira vez que ele tinha sido convidado a parar de grupos de jovens judeus canto e sempre cantam canções memoráveis ​​e espirituais no local, mas ele parou de cantar para não criar um conflito.
"Quando nos mudamos para a outra sala, um dos crematórios, o grupo começou a cantar 'Ani Ma'amin' ('Eu acredito')", acrescenta. "De repente, outro guarda veio e latiu para mim: 'Diga a seus homens para calar a boca."
"Eu disse a ele suavemente," Ela vai acabar em 20 segundos e então eu vou tirá-los. " Mas ele apenas disse, 'Não, agora!' Ele falou comigo como se eu fosse um prisioneiro em seu acampamento ".
Rabino Ostroff detido pela polícia local em Auschwitz (Foto: Ari Chipkin)

Rabino Ostroff e seus alunos dizem que sentiram que estavam sendo perseguidos durante toda a sua visita. "Os caras são muito sensíveis durante essas visitas, e eles sentiram raiva e mágoa. Alguns deles são netos dos sobreviventes de Auschwitz que compartilharam histórias de suas famílias no local." Mas a saga não termina aí. "Em Birkenau, comecei a cantar com o microfone novamente, como sempre faço. E mais uma vez eles me pediram para parar, e eu parei imediatamente. Mais tarde, em uma parte mais distante do acampamento, o meu grupo ficou em fileiras e começaram a cantar ' Ani Ma'amin 'novamente, uma canção judeus cantavam em seu caminho para as câmaras de gás.
"Um guarda chegou e começou a perseguir-nos com o seu carro, gritando para nós a parar de cantar. Os adolescentes ignorou e continuou, e eu também Na outra cabine cantamos 'Am Yisrael Chai' ('o povo judeu viver') .

"Deve-se notar que nós fizemos o que grupos israelense fazer todo ano quando visitam o lugar, e não há sinais que proíbem que:" Rabi Ostroff esclarece.
"Quando saímos da cabine, dois guardas começaram a gritar para mim, 'Você tem o guia do grupo? Calá-los.' Eu respondi que não tinha controle sobre a situação, e que nós íamos deixar em poucos segundos ".

Detenção violenta

Quando eles saíram, o rabino Ostroff diz, ele foi violentamente atacado pelos guardas, que exigiram que ele lhes dá o seu passaporte.

"Eu me recusei", diz ele. "Eles são guardas em um acampamento, e não de polícia. Perguntei-lhes o que eles precisavam para, e eles disseram que queriam" inscreva-me. 'Eu concordei em dar-lhes o nome da escola que eu estava guiando, mas eles começaram a usar a violência contra mim. Eles me detiveram junto aos estudantes e não me deixou ir, e, ao mesmo tempo que chamaram a polícia polaca. "

Segundo o rabino Ostroff, que também atua como presidente do Conselho Religioso em Gush Etzion, "havia um grupo de adultos lá, incluindo sobreviventes do Holocausto, que estavam em estado de choque."

Quando a polícia chegou poloneses, os policiais não disse uma palavra o rabino Ostroff ou qualquer um dos seus acompanhantes poloneses. "Quando eles finalmente se virou para mim, depois de falar com os guardas, eles imediatamente me atacou: 'Você não emitiu um passaporte?"

"Eu lhes disse que não tinha certeza de que eu tinha o meu passaporte para mim, e eles responderam que era um crime e me prendeu sem sequer ouvir o que eu tinha a dizer. Eles me colocaram em uma sala e informou-me que eles estavam me multar por não apresentar um passaporte e para "violar as regras do site, em outras palavras -. cantar"

O rabino recebeu uma multa de 1.000 zlotys, cerca de US $ 320.

"A polícia esclareceu que se eu não pagar a multa imediatamente, eu teria que gastar 24 horas de detenção. Como havia três horas restantes antes do Shabat, e tivemos uma viagem de duas horas para Cracóvia à nossa frente, aceitei tudo suas demandas, porque eu não poderia deixar o grupo sozinho. Demos-lhes o dinheiro, eu assinei o que me pediram para assinar, e partimos para Cracóvia. "

'Like prisioneiros em um campo'

Rabino Ostroff esclarece que ele teria sido bastante detidos por 24 horas, mas ele foi o responsável pelo grupo esperando por ele.

"É impensável que o povo de que é conhecido como o Museu de Auschwitz seria tão insensível aos grupos judaicos", diz ele."É impensável que eles iriam ser intolerante para com os judeus cantam as músicas seus avós cantavam em seu caminho para as câmaras de gás. É impensável que um guarda gritava para nós como se fôssemos prisioneiros em um acampamento e ele fosse o kapo. Isso é exatamente como sentimos, e os estudantes foram feridos por ela.

"Esta é a primeira vez que isso acontece", observa ele. "A atitude em relação a grupos judaicos está piorando o tempo todo, e cada vez que houver novas restrições. Tenho medo que da próxima vez eles vão proibir os visitantes empunhando bandeiras de Israel, alegando que ela ofende outros grupos étnicos.

"As pessoas do museu aqui está tentando transmitir que não há nenhuma diferença entre os grupos de judeus e outros grupos étnicos que chegam no local, como se ela não é a história do povo judeu. Mas o que podemos fazer isso 95% do prisioneiros assassinados aqui eram judeus? "

O rabino acrescenta que "há guias que chegam na Polônia e dizer que todos os polacos são anti-semitas que nos odeiam. Eu, por outro lado, tentar explicar aos meus alunos durante toda a semana que há bons poloneses e que eles não são de todo ruim. Levei-os para a sepultura de uma família polonesa, alguns dos Justos entre as Nações.

"Toda a educação que eu tenho tentado incutir, de que não há preto e branco e que a realidade é complicada, foi arruinada."

Museu: Grupo comportado inadequadamente

A administração do museu disse em resposta que o grupo havia se comportado inadequadamente no memorial site.

"Criou-se um problema para outros guias e visitantes que estavam no local ao mesmo tempo. Outros visitantes foram perturbados, mesmo em um lugar sensível como o crematório, depois que o grupo atrasado outros que queriam entrar", dizia a declaração.

O museu acusou o grupo de ignorar os pedidos para manter a calma no complexo Auschwitz II-Birkenau.

"Várias solicitações de segurança ficou sem resposta. O chefe da delegação se recusou a fornecer seu nome ou outros documentos. Essa é a razão pela qual a polícia foi chamada, pediu os documentos e multou por perturbar a ordem pública. Ninguém foi preso."
O museu acrescentou que o incidente não teve nada a ver com as canções do grupo cantavam."Existem diferentes formas de comemoração, mas eles não podem incomodar outros visitantes. Tal comportamento horrível faíscas comentários críticos de outros visitantes.

"E, no entanto, gostaríamos de salientar que a maioria dos visitantes - incluindo grupos de Israel -. Sabe como se comportar de uma maneira condizente com o memorial Todo o incidente foi registrado e analisado, ea reação do pessoal de segurança era adequada à luz da a situação. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário